Tanto as crianças como os adolescentes estão expostas a mídia,
principalmente da televisão, as crianças vivem uma infância
cada vez mais curta.
Em nossa sociedade o conhecimento está voltado para o
grande desafio dos professores conseguirem criar espaços e
tempos para que as crianças vivam plenamente sua infância,
desenvolvam sua criatividade, adquiram uma bagagem cultural
que lhes permita inserir-se criticamente na sociedade, sendo
capazes de transformá-la.
O resgate da tradição cultural e do folclore infantil presente
nas cantigas de roda, parlendas, adivinhas e trava-línguas que
foram constituídos ao longo dos séculos não podem ser perdido.
Vale a pena trabalhar as parlendas na educação infantil, pelo
seu valor social, pelas possibilidades de amadurecimento
emocional que carregam em seus textos trabalhando a
linguagem oral e escrita, memorização, através da
alfabetização, pela expressão corporal que permitem e pelo
conhecimento do corpo, pela brincadeira e pelo movimento em
si trabalhando todos os movimentos, brincando solto, fora da
sala de aula....
Oferecer às crianças uma alternativa à cultura , ressuscitar
os jogos e as brincadeiras sem usar brinquedos eletrônicos.
Transmitir às crianças o tesouro presente em infâncias através
de décadas ou mesmo séculos, tornando-as parte do folclore
infantil.
As parlendas, com seus textos rimados, sua marcação rítmica
e seu caráter lúdico, são textos privilegiados para incentivar a
correspondência entre o som e os sinais escritos, permitindo que
as crianças, façam atividades como localizar palavras
específicas, organizar versos na ordem correta, completar
lacunas usando banco de palavras, entre outras.
principalmente da televisão, as crianças vivem uma infância
cada vez mais curta.
Em nossa sociedade o conhecimento está voltado para o
grande desafio dos professores conseguirem criar espaços e
tempos para que as crianças vivam plenamente sua infância,
desenvolvam sua criatividade, adquiram uma bagagem cultural
que lhes permita inserir-se criticamente na sociedade, sendo
capazes de transformá-la.
O resgate da tradição cultural e do folclore infantil presente
nas cantigas de roda, parlendas, adivinhas e trava-línguas que
foram constituídos ao longo dos séculos não podem ser perdido.
Vale a pena trabalhar as parlendas na educação infantil, pelo
seu valor social, pelas possibilidades de amadurecimento
emocional que carregam em seus textos trabalhando a
linguagem oral e escrita, memorização, através da
alfabetização, pela expressão corporal que permitem e pelo
conhecimento do corpo, pela brincadeira e pelo movimento em
si trabalhando todos os movimentos, brincando solto, fora da
sala de aula....
Oferecer às crianças uma alternativa à cultura , ressuscitar
os jogos e as brincadeiras sem usar brinquedos eletrônicos.
Transmitir às crianças o tesouro presente em infâncias através
de décadas ou mesmo séculos, tornando-as parte do folclore
infantil.
As parlendas, com seus textos rimados, sua marcação rítmica
e seu caráter lúdico, são textos privilegiados para incentivar a
correspondência entre o som e os sinais escritos, permitindo que
as crianças, façam atividades como localizar palavras
específicas, organizar versos na ordem correta, completar
lacunas usando banco de palavras, entre outras.
Algumas atividades:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKWmjXeUIlMesUXouVbw5sN3lIz-AHXgUyfQ0nq8HGYKZRzxagUTklo7z3EZWyzdiVKMA-f50TOi0jffO0_Ht2nAmA982wBA4mnJ_xaewwSdgMbeP0eUpyZ0fCUcJyw42VVR7PEHqqm85M/s640/110006.jpg)
LoL
ResponderExcluirfui bem na prova estudando isso
Muito Boa essas atividades.
ResponderExcluir